Publicado em

Tenho alergia a metais ( níquel ), qual tipo de Aço posso usar?

Resumindo, para pessoas alérgicas a metais ( níquel ) sugerimos:

– Para pessoas com baixo e médio grau de alergia, estes podem utilizar o Aço Inox 304;

– Para pessoas com alto grau de alergia, recomenda-se a utilização do Aço Cirúrgico 316L.

Se desejar mais detalhes, leia abaixo e mais no final da página, tem perguntas, respostas e dúvidas frequentes:

Para conhecer nossa loja virtual, clique aqui ou acesse www.maniademetal.com.br

 Loja Mania de Metal virtual corrente de bolinha aço inox cirurgico

Detalhamento:

Metais e alergias

Algumas pessoas desenvolvem a dermatite alérgica de contato, que pode aparecer quando a pele entra em contato direto com certas substâncias, que normalmente são inofensivas para a maioria das pessoas, como por exemplo, alguns componentes de maquiagem ou metal de joias.

Na dermatite alérgica de contato, o sistema imunológico reage ao contato direto com um alérgeno, que é uma substância que o corpo identifica incorretamente como perigoso, produzindo uma urticária no local em que o contato ocorreu. Então, uma pessoa com alergia ao níquel (de um bracelete, por exemplo) vai desenvolver uma lesão no local onde foi usada a bijuteria. Um alérgeno de contato muito comum é o níquel, um metal normalmente usado em bijuterias. Aproximadamente 10% da população pode ter reações alérgicas a este metal.

Já o Aço Cirúrgico, também conhecido como Stainless Steel (na relojoaria), é hipoalergênico, ou seja, as chances de causar alergia são menores que os outros. Quando testados em pacientes alérgicos, estes produtos não causam alergia em 98% dos casos. Mas não confunda, hipoalergênico não é a mesma coisa que antialérgicos que evitam a alergia e são medicamentos e não metais.

Aço Inox 304 e Aço Cirúrgico 316L

O aço inox 304 e o aço cirúrgico 316l não descascam, não escurecem, não causam alergias.

O 316L ecologicamente correto, pois a qualificação dele é acima do aço inox, mas o aço inox 304 não deixa nada a desejar em relação ao 304

Resistência à corrosão atmosférica

 Aço

Área manchada

Oxidação 

 201

15

1

 301

 20

3

 302

 5

3

 304

 3

 0

 304L

 15

 3

 316

 2

 0

 316L

 1

 0

Para conhecer nossa loja virtual, clique aqui ou acesse www.maniademetal.com.br

Loja Mania de Metal virtual corrente de bolinha aço inox cirurgico

.

.

Cuidados

Os cuidados para manter sua joia em aço em bom estado são simples: lave-a com sabão ou  detergente suave ou mesmo neutro. Use uma esponja de nylon fino para dar um trato e depois enxague com bastante água, secando bem a peça com um pano macio.

Comparação dos Aços 304 ou 316 ou 304L ou 316L e o efeito na resistência à corrosão

Introdução – Faixas de composição química

Na classe de aços básicos da norma americana AISI a diferença prática entre 304 ou 316 e 304L ou 316L é somente o teor de carbono.

Os limites do teor de carbono são máximo 0,08% para 304 e 316 e máximo 0,03% para os aços 304L e 316L.As faixas de todos os outros elementos são essencialmente o mesmo (a faixa de níquel para 304 é 8,00 – 10,50% e para 304L 8,00 – 12,00%).

Há dois aços europeus do tipo “304L”, 1.4306 e 1.4307. O aço 1.4306 é a variante mais comumente oferecido na Europa exceto na Alemanha. Os aços 1.4301 (304) e 1.4306 (304L) tem as faixas de carbono máximo 0,07% e máximo 0,03% respectivamente. As faixas de cromo e níquel são similares, o níquel para ambos os aços é de mínimo 8%.

Os aços europeus para o 316 e 316L, 1.4401 e 1.4404 são iguais em todos os elementos com faixas de carbono de máximo 0,07% para 1.4401 e máximo 0,030% para
1.4404.

Efeito do carbono na resistência à corrosão

As “variantes” de carbono mais baixo (316L) foram especificadas como alternativas do aço “padrão”316 com carbono normal, para superar o risco de corrosão intercristalina (desintegração na solda), que foi identificado como um problema no início das aplicações destes aços. Isso pode ocorrer se o aço permanece na faixa de temperatura entre 450 a 850ºC por períodos de vários minutos, dependendo da temperatura e exposta em seguida num agressivo ambiente corrosivo. A corrosão, então toma lugar próximo aos contornos dos grãos.

Se o nível do carbono é abaixo de 0,030%, então a corrosão intercristalina não ocorre após a exposição nessas temperaturas, especialmente para a escolha dos períodos normalmente expostas na zona afetada pelo calor das soldas em secções “grossas” do aço.

Dúvidas frequentes:

1. Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox?

Sim, porque o aço inox não sofre alteração em contato com a água salgada. Ele é um metal que resiste à salinidade e por isso sua joia não irá enferrujar nem escurecer em contato com o mar.

2. A joia de aço inox fica preta?

Não, porque esse tipo de aço é INOXIDÁVEL, portanto,  não oxida, o que significa que ele não fica preto.

3. A joia de inox descasca?

A peça que tiver detalhes dourados poderá perder essa cor depois de um longo tempo de uso, mas não escurecerá, nem descascará.

4. Porque minha corrente de aço inox enferrujou?

Provavelmente sua peça não era de aço inox, porque o inox tem alta resistência ao ferrugem. Você pode ter adquirido uma peça que foi feita ou em aço de CARBONO ou em aço inox RECICLADO, que contém outros metais misturados com o inox.

5. Porque meu brinco de aço inox me deu alergia?

Você precisa saber se comprou realmente um brinco de aço inox e se ele é do tipo antialérgico, que geralmente são os da série 300. Para as pessoas com orelhas excessivametne sensíveis recomenda-se usar o aço inox do tipo cirúrgico, em particular o  316L. Raros são os casos de pessoas que são alérgicas a esse tipo de aço.

6. Qual a diferença entre aço inox e aço cirúrgico?

O aço cirúrgico é um tipo de aço inox, usado na medicina para a confecção de próteses em cirurgia. Recentemente, o aço inox cirúrgico começou a ser utilizado na confecção de peças de joalheria, principalmente em brincos e piercings.

7. Comprei um piercing de umbigo de aço inox e o pingente enferrujou.

Se o pingente enferrujou é porque ele não é de aço inox, mas provavelmente de latão ou ferro fundido. Os piercings com esse tipo de pingente tem um custo baixo (8 a 15 reais, em média) e por isso, geralmente não são de inox. Um piercing com pingente de inox custa bem mais caro (cerca de 50 reais). Observe a diferença do metal do seu piercing e do pingente e verá como eles são nitidamente diferentes. Uma boa opção são os acessórios de silicone ao invés dos pingentes de metais inferiores, que não enferrujam nem irritam a pele.

8. Tenho um anel de aço inox com detalhe dourado. É ouro?

Para quem não consegue distinguir banho de ouro de outros banhos, talvez o melhor é ter uma ideia dos preços. Os aneis de aço inox com detalhes dourados custam em média 10 a 15 reais e nesse caso o inox foi imerso em óxido de titâneo. Quando o detalhe é em ouro, o preço é bastante superior a isso.  Mas vai depender também da quantidade de ouro utilizada o anel.

9. Gosto do design das correntes em prata mas não encontro peças em inox igual.

Isto ocorre porque esses dois tipos de metais tem constituições diferentes. Enquanto o aço inox é constituído de uma máteria bastante rígida, a prata é um metal maleável. Desta forma, certos elos ou qualquer outro detalhe fácil de ser moldado em prata não encontra a mesma maleabilidade em aço inox. Por outro lado, há formatos que se adequam melhor ao inox. O importante é saber valorizar a pecularidade de cada um.

10. As pedras de cristal colocadas nas joias de aço inox caem com facilidade?

Toda peça com pedras deve ser tratada com mais cuidado, evitando-se quedas e excesso de exposição a altas temperaturas, pois geralmente elas são coladas na joia. Aconselha-se também escolher uma peça em que as  pedras estejam presas em um certo tipo de “garrinha” ou aquelas em que o “buraco” onde se encontra a pedra não seja tão superficial. Esses detalhes garantem uma maior permanência dela em sua joia.

11. É possível gravar o nome em aço inox?

É possível gravar em aço inox. No entanto, como o inox é um metal bem rígido, para que você obtenha uma gravação de qualidade, sem que as letras saiam “tremidas”, é  recomendável gravação em máquinas com sistema a laser e não com brocas.

12. O aço inox tem magnetismo? Atrai imã?

Os aços inoxidáveis da série 300 (austeníticos) não são magnéticos, mas ao passarem por processo de conformação mecânica, tornam-se parcialmente magnéticos. Este fato não implica em redução de sua qualidade.

Para conhecer nossa loja virtual, clique aqui ou acesse www.maniademetal.com.br

Loja Mania de Metal virtual corrente de bolinha aço inox cirurgico