Publicado em

O Aço inox 304 ou 316 pega ímã? É magnético? Teste do ímã em aço inox

O Aço Inox 304 ou 316 “pega” ímã? É magnético? Teste do imã

Loja-Mania-de-Metal-virtual-corrente-de-bolinha-aço-inox-cirurgico

.

O Aço Inox é magnético? Quais os tipos?

R: Há vários tipos de Aços Inoxidáveis. Os da série 300, Austeníticos, por exemplo, contém cromo e níquel em sua composição química, não são magnéticos em seu estado recozido (mole) e magnéticos no estado encruado (duro). Os aços inoxidáveis da série 400, os Ferríticos que contém apenas cromo em sua composição química, estes sim são MAGNÉTICOS.

.

Exceções à regra – Inox 304 316, Levemente Magnetizado, existe?

R: O Aço Inoxidável 304 ou 316 pegam ímã? Em caso de resposta positiva, podemos concluir que o material é de qualidade inferior?

Os aços Inoxidáveis Ferríticos (TP 439 ou TP444) são magnéticos, e os Aços Inoxidáveis Austeníticos (TP 304 ou TP 316) não são magnéticos. No entanto os aços inoxidáveis austeníticos ao sofrerem esforço mecânico durante um processo de conformação passam por uma transformação de fase que os torna magnéticos. Tal fato pode ser evidenciado, ao se aproximar um ímã a um material TP 304, por exemplo, que tenha passado por um processo de conformação mecânica. O fato de um aço inoxidável austenítico estar magnético, não tem nenhuma relação direta com sua melhor ou pior qualidade.

Para saber um pouco mais sobre o Aço inox, clique aqui

 

Loja-Mania-de-Metal-virtual-corrente-de-bolinha-aço-inox-cirurgico